Quem somos nós;

Minha foto
Desde 1999 o projeto Brigada Hip Hop PE, traz os originais ensinamentos da cultura de rua e a preocupação de manter, através de seus elementos, que formam a cultura (Dança, Breakin, DJ, Mc e o Graffiti) uma identidade na construção da cidadania de crianças e adolescentes. O Projeto se inscreve numa linguagem natural, de forte impacto social e de efeito multiplicador, descobrindo e potencionalizando a articulação dos jovens com os movimentos sociais e com a mobilização da cidadania.

domingo, 27 de março de 2016

Um pouco mais de Hip Hop...leia e entenda.

Informação nunca e demais, a cultura hip hop tem se expandindo e cada dia elementos tem sido agregados, a evolução e constante e a busca de informação de todos que se dizem hip hop e importante saber para se poder representar, afinal a cultura transforma vidas de jovens que hoje buscam a sustentabilidade dentro do hip hop e muitos ainda não entendem nada ou o porque essa cultura existe, e qual o proposito ...por isso e importante estudar buscar informações e entender o seu meio, do que você faz parte.
Hip Hop
Hip Hop significa, em tradução literal, “balançar os quadris”. É um movimento que tem quatro frentes básicas: a dança, a música, a arte e a mixagem de som. São respectivamente a break dance, o graffiti, o rap e o djing. Teve sua formação nos anos 70, nos EUA, nas comunidades negras e de imigrantes jamaicanos e latino-americanos.
Break dance
É um estilo de dança de rua que começou a ter mais visibilidade como uma manifestação popular, quando tentava afastar os jovens das gangues que eclodiam na cidade de Nova York, em meados dos anos 70. Apesar de ser um estilo de dança, muito de seus praticantes a consideram um estilo de vida.
Graffiti
É uma importante forma de expressão artística moderna, incluída no campo das artes plásticas. Sua principal função é criar intervenções em áreas urbanas, colorindo as cidades e levando arte junto com engajamento social e reflexão. Apesar de ter suas semelhanças, o grafitti se distingue, para alguns, da contravenção penal chamada “pixação” de propriedade pública e privada, sendo uma forma de arte mais elaborada. A graffitagem, hoje, é muito prestigiada, sendo parte essencial da paisagem urbana moderna.
Rap
É um dos mais importantes pilares da cultura Hip Hop. É sua parte poética. Sua tradução literal é “ritmo e poesia” e surgiu no final do século XX, nas comunidades negras dos Estados Unidos, sendo uma influência da cultura jamaicana. Começou a tomar forma nas festas dos anos 70, quando um DJ cuidava do som da festa e um MC ficava no palco com um microfone para animar a galera. Os temas iniciais tratados pelos MC’s americanos não eram engajados; foi aos poucos que uma consciência social surgiu e formou o que hoje se conhece como rap.
MC
Muitas vezes confundido com um cantor, o MC (Mestre de Cerimônia) é, antes de tudo, um denunciante das mazelas sociais. Ele é a parte linguística do Rap que, por meio das palavras, em especial a rima, trás visibilidade para as experiências, problemas e injustiças sofridas pelas classes menos favorecidas da sociedade. Por meio de sua poesia, improviso e rimas, a periferia ganha uma voz para suas lutas e desabafos.
DJ
Os DJ’s do Hip Hop e do Rap são criadores, ou seja, são eles que produzem as bases rítmicas para esses etilos. Assim, os DJ’s foram fundamentais no surgimento do Hip Hop e do Rap, pois criaram as batidas características desse tipo de música. Antigamente, usavam-se mesas de som com discos de vinil para mixar, mas hoje é cada vez mais presente a tecnologia nesse meio.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...