Quem somos nós;

Minha foto
Desde 1999 o projeto Brigada Hip Hop PE, traz os originais ensinamentos da cultura de rua e a preocupação de manter, através de seus elementos, que formam a cultura (Dança, Breakin, DJ, Mc e o Graffiti) uma identidade na construção da cidadania de crianças e adolescentes. O Projeto se inscreve numa linguagem natural, de forte impacto social e de efeito multiplicador, descobrindo e potencionalizando a articulação dos jovens com os movimentos sociais e com a mobilização da cidadania.

BHH2º


       A Brigada hip hop-PE (BHH-PE), ë um coletivo no modelo de posse que atua realizando ações culturais de forte impacto social, e de efeito multiplicador na relação hip hop com a juventude de forma geral, descobrindo e potencializando a articulação dos jovens com os movimentos sociais e com a mobilização de cidadania, com o conhecimento das discussões atuais relacionados a sua vivência como, encontrar o mercado de trabalho fechado e restrito, viver em situação de risco e com baixa escolaridade, podemos conseguir avanços sociais que os levem desde já a competir no mercado até a construção de uma maneira informal de educar através da cultura.
          Neste contexto o trabalho desenvolvido com a juventude é pela qualidade e  valorização da vida através de criações artísticas e ações culturais com o objetivo de transformação, as praticas culturais do hip hop.
          A Brigada hip hop  PE , vem dando a sua contribuição  a cultura hip hop de  Pernambuco no Brasil , com o projeto de divulgar os valores que nela se revelam, seja Dj, mc, grafite, b.boy, buscando parcerias e produzindo  eventos, capacitando , debatendo e participando de atividades sócios educativa dentro da nossa realidade para o aprimoramento e melhor qualidade aqueles  que levam o hip hop a sério.
         
Desde a nossa 1° atividade ainda sem um nome definido, durante a organização  do evento Abreu e Lima consciente em dezembro de 1999, se via a necessidade de uma re-organização da cena hip hop local com competições de parte médio ( boa estrutura ),mas sempre valorizando todos elementos da cultura hip hop como o dj, graffiti  e os grupos de rap Após algumas atividades com êxito, a responsabilidade aumentou e em outubro  de 2001, fechamos uma das maiores parcerias que ajudou na divulgação da cultura a construir o que hoje é o maior evento de hip hop no estado, o ENCONTRO PERNAMBUCANO DE B.BOYS onde todos os elementos da cultura se encontraram para assim, interagir com o grande publico presente no Ginásio  Alexandre  Borges ( IEP ) na Escola Sizenando Silveira, durante 02 dias de muita adrenalina  com a presença  de grandes  nomes do hip hop local, com a fusão da nova geração, se reciclando na construção da troca de informação, fazendo um grande evento de hip hop. 
          Sem descanso a Brigada  hip hop  PE, se propôs a realizar varias rodas de break no estilo competições com batalhas programadas, com equipes e rachas  individuais valorizando e definindo a arte da dança de rua como forma de inclusão social e ao mesmo tempo preparando e estimulando as equipes ao 2° Encontro de b.boys.
          No 2° Encontro Pernambucano em ( 2002 ) com um nível melhor e uma boa preparação das crews, a parceria com o Festival de Juventude deu mais visibilidade a cultura em Pernambuco com presenças de b.boys nacionais mister fê, Aline, bispo  ( Máster crew  SP ) e o rapper aliado G ( faces da morte - SP ) se fizeram presentes elevando o nível da competição e divulgando a nosso hip hop para São Paulo, a capital e berço da cultura hip hop.
          Dentro do projeto Escola Aberta na Escola Sizenando Silveira (IEP), criamos oficinas sistemáticas de dj´s, graffiti e dança de rua, onde com uma sala de computadores  pesquisávamos e repassávamos informações para todos, incentivando a inclusão digital e transformando informação nas oficinas e eventos realizados pela brigada com parceria da Gere - Norte e da Escola.
         A Brigada hip hop também é destaque em Caruaru, dj bira, preto ( justiceiros  mc`s ) entre outros levam ao agreste a mistura da musica norte americana ao forro chegando a ser destaque nos jornais e eventos realizados pela secretaria de cultura da cidade, ao mesmo tempo que chega nas escolas o graffiti e o rap ( repente ), se adequando a realidade que os jovens passam na cidade.

  No 3° Encontro Pernambucano de b.boys (2003), houve uma parceria com um dos maiores eventos do sul do pais, o Trocando Ideia e a junção dos dois colocou Pernambuco no cenário nacional de vez, foi idealizado o TROCANDO IDEIA  BRASIL, evento este que trouxe para Pernambuco e aqueles que fazem o hip hop no estado um volume de troca de informações muito grande, presenças de graffiteiros, b.boys, dj´s e rappers, produtores culturais de hip hop, que ate hoje são referencias para muitos, e que levaram um pouco de Pernambuco para seus estados, com participações de Rio de janeiro, Rio grande do Sul, São Paulo, Natal, João Pessoa, Curitiba, Fortaleza, onde o ponto principal foi os jovens africanos que foram jogados ao mar aqui em Recife pelo navio, que formaram um grupo GENDARMERRIE AFRICA e gravaram um cd se destacando no cenário local e agora na áfrica onde moram.
Sendo uma das mais fortes  parcerias já registrada no hip hop em Pernambuco  foi feito um Porto Alegre foi durante o trocando  idéia, tradicional evento que agora percorre o Brasil, e o primeiro onde foi realizado, foi aqui em Pernambuco trazido pelo evento da Brigada hip hop-PE em dezembro  de 2003 
            Durante o trocando Ideia  Brasil - 1° edição, aconteceu o 3° Encontro Pernambucano de b boys  com uma repercussão  nacional e mas uma vez os b.boys derão um show e com um publico enorme presente fiseram uma integração na troca  de informações sobre a cultura Hip Hop unindo o Sul ao norte .
          O 4° Encontro Pernambucano de B. boys & B. girls, levou mais uma vez muita emoção e competição de alto nível por parte dos b.boys ainda mais que equipes de fora do estado também estiveram presentes, com um publico que passou pelo evento estipulado em 4.000 mil jovens que vieram de todo estado e mais de  Curitiba, Fortaleza, Natal, Juazeiro e ouricury, participaram do evento e das oficinas de hip hop.
Pra completar a festa uma galera de peso aportou em Recife: Andrezinho ( Discípulos do Ritmo  SP ), Rooney yo yo ( SP ), Fabio e Diko(bocada-forte) ( SP ), Dj jeff bass ( PR ) , Fabio acm  e Def Yure ( RJ ), Dj Beto ( PE ) . 
A Brigada não parou  por ai, eventos de conscientização e de divulgação da cultura não param, como Abreu e Lima  consciente, Roda de break no Jordão, Disputa de b.boys no Ur  11, Negro não cala, Participa!, em parceria com um grupo de arte negra Cênico Liberdarde e a Soul Peixe produções, Ze brown apresenta talentos(1plano) , Caruaru  gueto  fest , Encontro de Dj´s ( Prazeres), e apoios a vários eventos  paralelos de Dança de rua e da cultura hip hop.
               No ano de 2005 fomos convidados a participar da OMP - SUL, ao qual recebemos das mãos da ONU, um premio por realizar trabalhos de cooperação com varios paises da america latina levando mais uma vez o hip hop de Pernambuco ao apice, e mostrando resultados de nossos trabalhos por uma cultura de paz, assim como a DIAK HIP HOP (RJ)  e a MOCAMBO   ( RS) do Brasil.      
             A marca já sólida e com respeito conquistado dentro do mercado cultural com parceiros de peso no cenário  aumenta a nossa responsabilidade e compromisso, e a preocupação com a juventude aciosa nos abriu espaços no projeto paz nas escolas ( tortura nunca mais ), com vários eventos  realizados nas escolas da região metropolitana do Recife podemos levar um pouco de informação sobre o hip hop .
      Fomos apresentados a um  grupo de africanos que foram jogados ao mar vindos de conektkunt, que logo veio sugir o gendarmerie África com um trabalho feito a curto prazo, este foi o maior desafio, mas conseguimos gravar um cd com o grupo e ao mesmo tempo juntamos varias grupos e feito uma coletania “ hip hop pela paz “ para divulgar os trabalhos de algumas grupos que se destacavam  no  momento .
      Compromisso com responsabilidade social e o Hip Hop levando a serio, assim  que a Brigada Hip Hop  e seus parceiros acreditam no poder de transformão da cultura Hip Hop e vem se destacando recebendo prêmios e indicações no Brasil.
       O papel da Brigada vem sendo difundido da melhor forma possível, sempre com reuniões semanais para poder se organizar nas comunidades e oferecer a elas uma qualidade, e revelando novos valores para a cultura hip hop do nosso estado e sobretudo resgatar a nossa história do hip hop de 20 anos atrás.

Resumo de nossa Historia...BRIGADA HIP HOP  16 ANOS....


Desde 1999, o projeto da Posse Brigada Hip Hop PE preserva e difunde os originais ensinamentos da cultura de rua e tem a preocupação em manter, por meio dos elementos que formam a Cultura Hip Hop (Dança, Breakin, DJ, MC e o Graffiti), uma identidade na construção da cidadania de crianças e adolescentes, sobretudo, em meio a juventude como forma de enfrentar o crescente quadro de violência no Brasil.
O Projeto se inscreve numa linguagem de forte impacto social e de efeito multiplicador, descobre e potencializa a articulação dos jovens com movimentos sociais e com a mobilização da cidadania por meio da cultura desenvolve um conjunto de atividades voltadas para o entretenimento e a difusão da cultura brasileira.
Com o conhecimento das discussões atuais relacionados a juventude, especialmente, em situação de risco, com baixa escolaridade e em busca da entrada no mundo do trabalho, sendo fechada e restrita. Os trabalhos desenvolvidos com a juventude pela qualidade e a valorização da vida, objetivando a transformação das práticas da cultura hip hop, a Brigada Hip Hop têm conseguido avanços sociais que auxilia a adolescentes e jovens com conhecimentos e saberes, do campo informal da aprendizagem, além de estimular a ampliação de oportunidades de maior competitividade no mundo do trabalho.

Atuando em vários municípios da Região Metropolitana e do interior do Estado, a Brigada Hip Hop – PE, tem agregando vários parceiros (Coletivos , Grupos, ONGs) e já apresenta resultados na vivência daqueles que participam das atividades. Tendo duas ações multiplicadas e fomento a surgimentos de novos Grupos de Rap, Dançarinos (as) e a crescente valorização de B.Boys & B.Girl´s em eventos de boa qualidade e grafiteiros mais conscientes em seu papel na melhoria do meio ambiente urbano onde vivem.  

No currículo, vários trabalhos realizados em parcerias com grandes Organizações Sociais que fizeram trabalhos com atores da Cultura Hip Hop; O projeto Hip Hop na Linha de Frente Contra o Tabaco; Mulheres do Hip Hop Pelo Fim da Violência Contra a Mulher; Hip Hop – Mandando fechado em Saúde e Sexualidade realizado pelo Cemina-RJ através do Fabio ACM.
Participamos também de 02 campanhas levantadas com os parceiros locais, sendo elas:
1.     Diga não ao crack: tire esta pedra do seu caminho, na qual desenvolvemos ações em eventos promotores da cultura hip hop local.
2.     Desarmamento em parceria com a Aliança Hip Hop Brasil, realizada em todo país, como um dos principais parceiros deste trabalho.
A filosofia de compartilhar o conhecimento com todos, a transformação que a Cultura Hip Hop pode fazer na vida das pessoas, o programa Da Rua na rádio Nova FM, no qual, o Hip Hop conscientiza e se faz repensar valores, pondo em prática novas propostas e ações na comunicação dos grupos e suas linguagens próprias levando ao mundo os trabalhos individuais e coletivos para um público maior.
Em 2002, a Brigada Hip Hop PE,  se fez presente na cidade de Paulista para receber seu primeiro prêmio pelos préstimos a divulgação da Cultura Hip Hop em Pernambuco. E também, fomos homenageados pela ONU/OEA/UNESCO, pelo trabalho e desenvolvimento em comunidades colocando em prática, ideias inovadoras, como único coletivo de PE, entre três do Brasil. Além de outros prêmios de alunos do Curso de Geografia da Universidade Federal de Pernambuco, também somos reconhecidos por vários coletivos e ONGs em atividades realizadas por meio de parcerias para fortalecer a Cultura Hip Hop local e desenvolver ações envolvendo, no mínimo, 4 elementos do Hip Hop.
Em 2015, houve ampliação dos 4 elementos da Cultura Hip Hop para 9, e a Brigada Hip Hop passa a investir atenção no cotidiano de sua prática no:

AÇÕES E PROJETOS DE DESTAQUE....

A Brigada hip hop Pernambuco acompanha e preserva a historia buscando a integração por meio das artes, formando redes e mesclando o contemporâneo para fortalecer a Cultura Hip Hop que vem mudando a vida de jovens e, somando-se e adaptando-se a nossa cultura, cresceu nos grandes centros e se espalhou por todo o Brasil, a Cultura Hip Hop, que antes apenas se via como um movimento, começou a alcançar a maioria da população de todas as classes sociais, e sempre com a juventude, ganhando nova identidade.

Além de divulgar estamos conectados nas redes sociais multiplicando a todos e todas nossas ações e atividades relacionadas a cultura, juventude e empreendedorismo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...