No ano de 2009 em Jatobá no Sertão de Pernambuco, sete adolescentes apaixonados por dança, em especial o “Hip Hop”, resolveram formar um grupo de dança batizado de “Jatobreak”.
O grupo surgiu a partir de sete jovens humildes e sonhadores, onde cada um tinha um talento individual, daí então passaram a participar de atividades culturais, apresentações na casa da juventude e na academia das cidades.
O Grupo que é Formado Hoje Por Vandeilson, Renato, Fábio, Jardiel, Clayton, Nino e Daniel, chegaram a passar muitas dificuldades, principalmente se tratando de apoio cultural para participarem de campeonatos no estado e pelo Brasil.
“Na verdade, o apoio era quase nada se tratando dos órgãos responsáveis por apoiar a cultura em nossa cidade. Nós mesmos tínhamos que correr atrás de nossos objetivos, passagens rodoviárias entre outras situações, para que assim pudéssemos participar de algum campeonato de dança. Mas mesmo sem apoio viajamos para diversas cidades de Pernambuco representando nossa cidade, onde chegamos a participar de campeonatos também em Aracaju-SE e Salvador-BA. Em Glória na Bahia, Sertânia e Venturosa em Pernambuco conseguimos ser campeões, e mesmo sem apoio desistimos de nossos sonhos, e não deixamos de representar nossa cidade”. Disse Vandeilson.
Em 2015 Vandeilson disse que devido a muitas dificuldades, incentivo, apoio cultural, sem perspectiva de vida na cidade em que moravam, o grupo resolveu irem todos se mudarem para o Estado de Santa Catarina, onde foram buscar incentivo para seu grupo e melhorias de vida.
Um dos integrantes viajou primeiro, arrumou um lugar para todos ficarem, e alguns meses depois o grupo todo estavam morando junto em Santa Catarina. “No começo não foi nada fácil, pois não tínhamos trabalho e fomos nos virando como podíamos. Hoje todos trabalham, um dos componentes mora sozinho, dois constituíram famílias e quatro moram juntos”. Disse Vandeilson.
O grupo continua sua formação, e continuam participando de campeonatos no estado de Santa Catarina, onde atualmente foram campeões na Batalha do Ano em Florianópolis em duas categorias “ Breaking e All Style”, e nas cidades de Criciúma e Jaraguá do Sul ficaram em segundo lugar.
“Nossa vida, nossos sonhos e ideais não podem simplesmente serem apagados por falta de apoio de uma sociedade governada por pessoas que na maioria das vezes lhe conhece quando estar em cima do palanque, mas após conquistarem suas cadeiras, seja ela no legislativo ou executivo, esquecem de seus compromissos para com a sociedade”. Finalizou Vandeilson.
* materia feita pelo blog: http://portaljatoba.com.br/